Manter uma boa relação com o cliente e deixá-lo satisfeito é essencial para que qualquer negócio prospere. Para isso existem diversas técnicas, mas por algum motivo, muitos gestores de clínicas médicas e consultórios, ainda não entenderam como que o marketing pode ajudar a gerar esse resultado tão esperado. Cada empresa é única e possui especificidades e necessidades distintas, para conquistar e fidelizar um determinado público, essas necessidades precisam ser entendidas.
Dr. Éber Feltrim, especialista em marketing e gestão na área de saúde da SIS Consultoria, explica que há muito a ser melhorado em questão de atendimento e serviço, especialmente no setor médico.
No que diz respeito às clínicas médicas, é importante estar atento em relação à frequência dos pacientes, e qual é a situação em que esse local se encontra. Observar o ambiente, o tipo de conteúdo exposto, pontualidade e qualidade no atendimento são alguns itens que tornam a sala de espera ou a recepção, ainda mais confortáveis. “Questionar e verificar se o ambiente é adequado, se o atendimento é atencioso, e o que deve ser melhorado são cuidados essenciais para manter um padrão de qualidade acima da média”, aconselha Dr. Éber.
O marketing pode e deve ser usado para resolver alguns desses problemas de ordem tão simples. Não deve apenas gerir a venda do produto ou serviço, mas o pós-venda também. É preciso procurar entender o porquê de um cliente não ter mais retornado para as consultas, por exemplo. Inclusive, no setor de saúde, demorar ou não retornar às consultas, pode ser algo perigoso. “Quando o paciente nota que há uma preocupação com ele, com certeza voltará para consultas futuras”, destaca o CEO da SIS.
Marketing não ésó propaganda. “Na verdade, o marketing é tudo o que acontece no ambiente, como um lugar para estacionar, um ambiente organizado ou a percepção de que a equipe é bem treinada e envolvida com a missão da empresa”, finaliza Dr. Éber.