BancosBanco Bari lança cartão para crianças e adolescentes, com controle de gastos...

Banco Bari lança cartão para crianças e adolescentes, com controle de gastos pelos pais

Imagine um cartão de débito que pode ser abastecido com quantias pré-determinadas para ser utilizado como instrumento de educação financeira de crianças e adolescentes, sendo que os pais podem controlar os gastos pelo aplicativo? Esta é uma das funcionalidades da Multiconta Digital lançada pelo Banco Bari, banco digital que nasceu com a missão de oferecer ferramentas que ajudem as famílias a planejar o futuro financeiro e controlar seus gastos. O cartão, com a bandeira Elo e contactless, é vinculado ao CPF do responsável correntista do banco e chega à casa da família personalizado, com o nome – ou até o apelido – do menor impresso.

“Acreditamos que a educação financeira deve começar já na primeira infância, quando os pais devem conversar com os filhos sobre as finanças de uma forma clara e lúdica. A partir dos sete anos já é possível oferecer uma semanada, em pequenas quantias, para a compra de alguns itens ou o lanche da escola. Mas, a partir dos 12, quando entram na adolescência, eles têm maturidade para receber quantias um pouco maiores para a compra de roupas e livros, por exemplo”, explica Rodrigo Pinheiro, CEO do Bari. Ele destaca que o mais importante nesta fase é que aprendam a controlar e planejar seus gastos dentro de um orçamento previamente estipulado e responsabilizando-se pelo uso do cartão.

Com serviços como PIX, investimentos, saques, extratos, pagamentos, transferências, recebimento de valores e cartões múltiplos (débito e crédito) com bandeira, a conta digital do Bari traz funções inovadoras, que ajudam os clientes a poupar e controlar as despesas de um jeito simples, direto na tela do celular.

Por meio do aplicativo, disponível para Android e IOS, o correntista pode criar inicialmente duas Contas Controle, com direito a um cartão para cada conta, além do cartão da conta principal, destinando quantias pré-determinadas. Pode também visualizar o extrato e verificar as despesas. Além da mesada dos filhos, é possível criar um cartão somente para despesas como feira e supermercado e outro para utilização com artigos de farmácia, só para dar alguns exemplos. “Isso certamente ajuda no planejamento e controle do orçamento doméstico”, explica Pinheiro.

As transferências de outras contas para o Bari podem ser feitas da forma tradicional, por PIX, DOC ou TED. Porém, para reabastecer o cartão do dependente no aplicativo, basta arrastar a quantia desejada para a conta controle. Em menos de um segundo o valor é transferido da conta principal e disponibilizado no cartão desejado. “Queremos tornar mais simples o dia a dia das finanças pessoais por meio da tecnologia”, destaca o CEO do Bari.

Veja outras dicas do Banco Bari para a educação financeira de crianças e adolescentes:

  • Nunca é cedo demais para conversar com as crianças sobre o dinheiro. Tanto que a alfabetização financeira passou a ser obrigatória nas escolas brasileiras em 2020, como parte da disciplina de matemática, e entrou para a grade de matérias eletivas a partir do 6º ano.
  • Comece a explicar, logo na primeira infância, a importância do dinheiro, a valorizar o trabalho como principal fonte de recursos e a necessidade de controlar os gastos para realizar os objetivos da família.
  • Por volta dos 7 anos, eles já estão aptos a receber pequenas quantias periodicamente. É a melhor hora para introduzir a semanada.
  • A partir dos 12 anos, na entrada da adolescência, eles têm muita vontade de conquistar alguma independência e decidir sozinhos sobre gastos pessoais. Estipule um valor fixo para a mesada, deixando claro que roupas, livros e outros itens, como o ingresso do cinema com os amigos, devem sair desse orçamento.
  • Engaje a família em torno de um objetivo comum, como, por exemplo, uma viagem sonhada. Estipule uma quantia mensal que a família deve poupar para esse objetivo e um prazo para atingirem a meta.

Inscreva-se hoje

RECEBA APENAS CONTEÚDO SEM SPAM!

INFORMAÇÕES CLARAS E VERIFICADAS

SAIBA TUDO ANTES DE TODOS

FIQUE POR DENTRO EM TEMPO REAL

Receba apenas o que é necessário! Não enviaremos spam!

Conteúdo Exclusivo

- Advertisement -

Últimos artigos

Mais artigos

- Advertisement -
Change privacy settings