A versão mais recente do Firefox adiciona suporte a um novo recurso chamado Fission. Supostamente, ele melhora a segurança ao navegar na Web, executando iframes intersite em diferentes processos. Assim, veja como habilitar o Fission no Mozilla Firefox 69
Recursos semelhantes já estão agrupados em outros navegadores, como o Google Chrome. A maioria dos usuários que conhece a tecnologia o conhecem como “Isolamento do site”. Tecnicamente, um recurso como o isolamento de sites ajuda a bloquear explorações baseadas não apenas em falhas de segurança existentes mas também em vulnerabilidades não divulgadas que os hackers podem usar para invadir sistemas.
Isolamento de sites
O momento decisivo para o isolamento de sites foi janeiro de 2018, quando as vulnerabilidades do Meltdown e do Spectre chegaram às manchetes, provando que esforços adicionais de toda a indústria eram necessários para proteger os usuários, mesmo contra falhas desconhecidas.
O Site Isolation já está ativado no Google Chrome e agora o Mozilla parece estar se aproximando da ativação do Fission no Firefox. O recurso chegou recentemente ao Firefox Nightly, e os testadores podem testá-lo agora mesmo.
Sobre o Fission no Mozilla Firefox 69
O projeto Fission foi anunciado pela primeira vez em fevereiro de 2019, e Nika Layzell, engenheira de plataforma que trabalha no Gecko, o mecanismo por trás do Firefox, explica o propósito dessa nova implementação.
Nosso objetivo é criar um navegador que não seja apenas seguro contra vulnerabilidades de segurança conhecidas, mas também tenha camadas de defesa interna contra possíveis vulnerabilidades futuras. Para conseguir isso, precisamos renovar a arquitetura do Firefox e oferecer suporte ao Site Isolation. Chamamos este próximo passo na evolução do modelo de processo do Firefox “Project Fission”. Enquanto a Electrolysis divide nosso navegador em Content e Chrome, com o Fission, “dividiremos o átomo”, dividindo iframes entre sites em diferentes processos que o frame principal.
Para uma análise mais técnica da Fission, leia a postagem do blog de Nika Layzell aqui.
Sim, mas como habilitar o Fission no Mozilla Firefox 69 ?
Embora o Project Fission ainda seja um trabalho em andamento, você já pode experimentá-lo ativando-o no Firefox Nightly mais recente. A versão que vem com essa implementação inicial é 69.0a1 (2019-06-23) (64 bits).
Para ativar o Fission, você precisa usar a tela de sinalizadores avançados no Firefox Nightly, já que uma opção dedicada nas configurações ainda não está disponível. Primeiro, inicie o navegador e, na barra de endereço, digite o seguinte comando:
about:config
Em seguida, você precisa usar a caixa de pesquisa na parte superior para procurar por sinalizadores de Fission, então apenas digite isto:
fission
Neste ponto, existem vários sinalizadores relacionados à Fission, como segue:
fission.autostart |
fission.frontend.simulate-events |
fission.frontend.simulate-messages |
fission.preserve_browsing_contextts |
fission.rebuild_frameloaders_on_remoteness_change |
O que você vai usar é:
fission.autostart
Este sinalizador está atualmente definido como Falso. Portanto, clique duas vezes no botão Alternar para alterná-lo para Verdadeiro.
False = Disabled
True = Enabled
O que é muito importante saber é que o Fission pode quebrar alguns sites e até mesmo causar a falha do navegador.
De acordo com este tópico do reddit, os usuários estão experimentando diferentes comportamentos com o Fission ativado nos navegadores. Alguns afirmam que a navegação é ainda mais rápida depois de ativar esse recurso. Porém, outros reclamam que ele trava o aplicativo ou alguns sites não carregam mais.
No entanto, é bom ficar atento. Isso porque o Firefox Nightly é uma versão experimental do navegador Firefox. Além disso, o Fission ainda está em seus primeiros dias. Então, ele precisa de mais ajustes antes de ser lançado para todos.
Esta é a razão pela qual a Mozilla está apenas tentando testar sua confiabilidade como parte das compilações Nightly antes de implementá-las para todos os outros.
A Mozilla não forneceu uma data de lançamento para o Fission. Dessa forma, é bom saber que a empresa gasta mais tempo para testes completos antes do lançamento público. Se o teste avançar corretamente, espere que o Fission seja promovido para versões beta nas próximas semanas ou meses.