Há diversos fatores utilizados para que o processo logístico tenha uma maior eficiência, mas por trás de tudo isso a opção por bons fornecedores tem um papel mais importante, primordiais para que o processo seja alcançado com êxito.
Embora que a maior obrigação é de responsabilidade da empresa, fornecedores são obrigados a dá o andamento das atividades bem como a gestão dos negócios, contribuindo para melhor serviço e entregas dentro do prazo. Em contramão, quando não há uma boa qualidade dos serviços, como atraso na entrega de produtos e valores acima do mercado, atrapalham o funcionamento. Pesquisar antes de contratar os serviços, se torna essencial antes de fazer negócio.
Abaixo daremos algumas dicas de como escolher alguns fornecedores.
Busca mais ampla
Paciência e uma boa pesquisa são muito importantes na hora da contratação. Importante ressaltar que a empresa trabalhe de acordo com as leis vigentes. Os valores praticados impactam diretamente nos lucros da empresa, portanto é ideal estar ligado a esse fator. Além disso, com um valor praticado abaixo do mercado, indica que o produto não é de boa qualidade. Procurar saber quais as vantagens e desvantagens do produto, ajuda na hora da escolha.
Transparência do fornecedor
Para o andar das atividades do trabalho, as exigências tem que ser claras e objetivas, bem como a resposta do fornecedor, tornando os prazos e valores das entregas vantajosos para os dois lados. Contudo, além dos custos dos serviços impactarem nos lucros, retardamento nas entregas mancham a imagem da empresa. Portanto, todos estes itens devem está discriminado no contrato, para que seja evitado erros imprevistos.
Aumente a opção de fornecedores
Embora a relação de confiança entre as partes seja muito importante, vale frisar que diversas circunstâncias negativas acontecem. Situações negativas pode ser muito ruim tanto para o cliente como para a empresa, gerando um situação de desconfiança e medo na hora de contratar os seviços.
Formule melhor o contrato
As várias decisões e acordos devem ser redigidos em contratos. Conforme todo o processo logístico é sensível e erros podem ser cometidos ocasionando maiores problemas, estes podem ser evitados conforme descrito nos itens do contrato, como a demora no prazo da entrega, perda ou extravio de produtos, entre outras várias situações que possam vir a ocorrer. Essas dicas serão essenciais para que a relação entre cliente e empresa se torne a melhor possível.