GeraisSaiba quais são as habilidades essenciais para o sucesso pessoal e profissional

Saiba quais são as habilidades essenciais para o sucesso pessoal e profissional

Escritor e palestrante Alexandre Slivnik explica porque cada vez mais pessoas, de diferentes setores, realizam suas atividades ao mesmo tempo

Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) realiza há vinte anos cursos e palestras que inspiram as pessoas a fazerem bem o que fazem no momento, independente do tempo que usam. Entretanto, ele aponta que não há como fazer o que se ama ou sonhou 100% do seu tempo, sempre haverá tarefas ou obrigações que não nos agradam — faz parte do processo.

Mas o que realmente importa, de acordo com o palestrante, é de que forma você dedica a sua atividade profissional e que seja realizada com paixão, com certeza, esse tempo será mais valioso que seus dias de folga. “Com a aceleração digital, muitas pessoas buscam carreiras diferentes dentro de uma mesma linha, justamente para aumentar a sua empregabilidade. Para as empresas é um fator importante, pois esses colaboradores podem ser utilizados como coringas dentro das organizações”, afirma Slivnik.

Em complemento às competências e conhecimentos técnicos, existem múltiplas habilidades a serem desenvolvidas e estimuladas. Podem-se destacar, entre elas, capacidade de comunicação oral e escrita, capacidade para lidar com situações novas e desconhecidas, liderança e trabalho em equipe, lidar com situações complexas e enfrentamento de situações problemas.

De acordo com Slivnik, “nesses novos tempos em que vivemos, o espaço de formação geral e do desenvolvimento de competências múltiplas constituem requisitos de formação universitária essenciais. No entanto, são pouco explorados ou inexistentes nos currículos típicos dos cursos”.

A mudança de rotina afetou as pessoas em todo mundo, mas especialmente no Brasil, onde as pessoas costumam se acolher, o distanciamento social tem sido mais impactante entre os colegas de trabalho. “Nesses casos, o papel do gestor é encontrar maneiras de fazer com que os colaboradores se sintam mais unidos com meios alternativos, como happy hours on-line ou reuniões descontraídas. É legal manter o sentido de união do time em momentos como esse”, ressalta Alexandre.

Segundo o vice-presidente da ABTD, essa modalidade de múltiplas carreiras com o atual momento digital será praticada principalmente entre os profissionais mais novos que estão começando uma carreira agora e ainda têm dúvidas sobre os caminhos que podem seguir. “Já entre as empresas, carreiras múltiplas serão vistas com bons olhos pelos recrutadores, que contarão com muitas competências em um único colaborador. Humanizar os processos empresariais diminui a rotatividade dos colaboradores”, analisa Slivnik.

A alta rotatividade de colaboradores pode se dar por inúmeros fatores e acaba sendo um dos principais desafios na gestão. “Para reverter essa situação e desenvolver equipes sólidas, a estrutura empresarial e o cotidiano corporativo têm papeis fundamentais neste processo. O sacrifício é temporário, mas a recompensa é para sempre”, finaliza Slivnik.

Disney

Encantado com o modelo de gestão da maior empresa de entretenimento do mundo, Alexandre Slivnik passou a estudar intensamente o complexo e formou-se em diversos treinamentos no Disney Institute sobre os temas: Excelência em Liderança, Inovação e Criatividade, Qualidade em Serviços e Excelência em Negócios e hoje é um dos maiores especialistas em Disney no Brasil. Atualmente mora na cidade de Orlando e tem a oportunidade de dar treinamento nos bastidores da Disney, que é uma das empresas mais amadas e valiosas do mundo.

Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller “O Poder da Atitude”. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando/FL (EUA). É vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É membro da Society for Human Resource Management (SHRM) e da Association for Talent Development (ATD). Palestrante e profissional com 19 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante internacional com experiência nos EUA, África e Japão, tendo feito especialização na Universidade de Harvard (Graduate School of Education – Boston/EUA). 

Inscreva-se hoje

RECEBA APENAS CONTEÚDO SEM SPAM!

INFORMAÇÕES CLARAS E VERIFICADAS

SAIBA TUDO ANTES DE TODOS

FIQUE POR DENTRO EM TEMPO REAL

Receba apenas o que é necessário! Não enviaremos spam!

Conteúdo Exclusivo

- Advertisement -

Últimos artigos

Mais artigos

- Advertisement -
Change privacy settings