Os efeitos da pandemia afetou a economia mundial e, segundo segundo o Banco Mundial, o PIB dos países da América Latina deverá diminuir em média 4,6% em 2020. O comércio fechado se viu obrigado a expandir as atividades para o meio digital. Para ajudar as empresas com essa nova demanda, e ter sucesso com vendas online, a Zoho Corporation, empresa global que oferece conjunto abrangente de aplicativos e softwares de negócios, se integrou com o Mercado Pago, plataforma de pagamento número um na América Latina. Essa integração permite que o Mercado Pago seja a solução de pagamentos disponível para integração com softwares da Zoho. O objetivo, claro, é facilitar as transações online e o recebimento de pagamentos.
Empresas que utilizam o Zoho Commerce, o conjunto Zoho Finance, Zoho Backstage, Zoho Bookings e o Zoho Creator, agora podem contar com soluções digitais de pagamento do Mercado Pago para vendas online.
Rodrigo Vaca, diretor geral da Zoho no Brasil, explicou que a parceria com o Mercado Pago fortalece as operações da Zoho na América Latina, facilitando o dia a dia dos clientes da empresa.
Benefícios da integração:
Com o Zoho Commerce é possível criar sua própria loja online, podendo personalizar o site, aceitar pedidos, rastrear inventário e aceitar pagamentos. Além disso, a inclusão do meio de pagamento digital do Mercado Pago, facilita para as empresas oferecerem uma experiência de cobrança e checkout mais segura para seus clientes.
Já o Zoho Finance, utilizado para cobrança pelas empresas, as necessidades de gerenciamento de inventário e de assinaturas podem aceitar cartões de crédito, cartões de débito, dinheiro em conta do Mercado Pago e boleto bancário, além dos métodos de pagamento já existentes.
A integração ainda permite que as empresas possam hospedar e gerenciar eventos no Zoho Backstage e processar os pagamentos online. Além disso, o Zoho Creator ajuda a criar aplicativos personalizados para dispositivos móveis e para web. Dessa forma, é possível adicionar fluxos de trabalho para coletar pagamentos através do Mercado Pago, utilizando, inclusive, formulário personalizado com opção de pagamento.
O Zoho Bookings, por exemplo, permite que as empresas façam agendamentos online, sincronizando-os com o seu calendário, o que permite o recebimento parcial ou total quando seus clientes fazem agendamentos.
E os clientes, o que acharam da integração?
Os clientes da Zoho que tiveram oportunidade de testar a integração ficaram muito satisfeitos com os resultados. Segundo Gabriel Simonetti, fundador da Konzept, por exemplo, a integração permitiu que ele fechasse o ciclo de cobranças automáticas para seus clientes o que acabou aumentando a sua renda. “Também é uma grande vantagem para meus clientes, pois eles já utilizam essa plataforma”, afirmou.
Já Davi Borges, consultor de infraestrutura de TI da Venus360, disse que a integração com o Mercado Pago facilitou a vida dos integrantes da empresa, pois economizaram tempo não tendo que emitir boletos, por exemplo. “Agora, podemos criar a fatura e a Zoho e Mercado Pago fazem o restante do trabalho, nos dando a possibilidade de focar no que mais importa, o atendimento ao cliente” finalizou.