in

Banco Bari aumenta em 60% processamento de operações após digitalização

Com desenvolvimento na sua estrutura de TI, banco aumenta a otimização de seus serviços

banco-bari-aumenta-em-60-processamento-de-operacoes-apos-digitalizacao

Com serviço especializado em crédito com garantia, o Banco Bari se criou digital, desenvolvendo sua própria infraestrutura de TI dentro do ambiente AWS, beneficiando e flexibilizando serviços e otimizando custos.

A possibilidade de utilizar tecnologias emergentes com uma capacidade de implantação muito mais rápida do que manter laboratório internos também foi decisiva para a decisão. “Com a nuvem teríamos provas de conceito muito rápidas, conseguiríamos tirar conclusões muito rápidas e definir o futuro de forma muito rápida”, afirma Henrique Weber, CTO (Chief Technology Officer) do Banco Bari.

Melhorias com os serviços em nuvem

Contudo, o CTO do banco afirma então que sua equipe poderia criar novos métodos, conforme respeitasse o espólio da Barigui Financeira, tradicional grupo financeiro de Curitiba e o maior revendedor de automóveis novos e seminovos do Sul do Brasil, do qual o banco faz parte.

Além disso, com uma nova exigência e desafios de nova camada de integração, a partir de uma análise de tecnologias mais antigas que permitissem a integração e a convivência com as mais modernas. Como resultado, essa camada foi a responsável pelo funcionamento integral das operações.

Tratando com metodologias mais ágeis

Segundo Weber, seu novo parceiro de cloud escolhido anteriormente, a área de TI do banco já tinha claro que passaria a trabalhar com framework Agil, iniciado com o Scrum e em seguida atualizado para um modelo híbrido com o Kanban.

Além disso, a área passou a trabalhar com squads dentro de processos de negócios como conta digital, meios de pagamento, investimentos, crédito imobiliário etc. “Dividimos o time em células menores e hoje conseguimos transferir pessoas de um squad para outro, de preferência dentro do mesmo negócio. Com isso formamos massa crítica e mantemos o pessoal motivado”, revela.

Performance melhorada

O uso da nuvem AWS proporionou agilidade na operação,portanto, tem sido fundamental para propagação de seus produtos, muitos deles inovadores, como o cartão de crédito com lastro imobiliário. “O uso do Amazon AppStream foi crucial aqui, nos permitindo adiantar o processo de migração do legado e trazendo mais segurança. Hoje, praticamente todo o nosso legado roda ali”, destaca Weber.

Rapidez e eficiência nas operações

“Há operações que fazíamos uma por segundo e, hoje, fazemos cinco por segundo. Uma delas levava cinco horas e agora leva uma”, comemora. Além disso, ele cita ainda o acesso a relatórios, lembrando que alguns levavam minutos a serem gerados. “Também tivemos ganhos sensíveis na performance do aplicativo do banco em que algumas operações que levavam 1 segundo e meio agora levam 0,2 segundo”, compara.

Benefícios com AWS

– Agilidade no desenvolvimento de produtos;

– Redução entre 35% e 80% no tempo de processamento de operações;

– Aplicativo 70% mais rápido para os clientes;

– Relatórios produzidos em média 80% mais rapidamente.

Passos futuros

Entretanto, com o projeto 80% concluído, Weber afirma que os passos seguintes da equipe de TI do Banco Bari é a estabilização da estrutura. “A migração tem sido bastante complexa, afinal um de nossos focos no futuro é otimizar o uso de microsserviços e de serverless”, diz.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos. Agora, ele resolveu entrar pelo mundo das finanças, especialmente as pessoais!

movimento-vadelata-promove-green-week-diferente-da-black-friday

Movimento VADELATA promove GREEN WEEK, diferente da Black Friday

Maior escola de investidores do Brasil foi criada com apenas R$ 1 mil reais!