in , , ,

Com contas a receber profissionais sentem o peso da inadimplência

Afetado pela covid-19, setores das empresas que tem contas a receber precisam repensar os efeitos causados pela inadimplência dos consumidores

com-contas-a-receber-profissionais-sentem-o-peso-da-inadimplencia

Situação corriqueira enfrentada pelo nosso país, a inadimplência cresce ano após ano afetando vários setores da economia. Tamanha é esta prática, que de acordo com dados revelados pela Serasa Experian, houve um aumento nos casos registrados, subindo para 63,8 milhões devedores inadimplentes no mês de novembro de 2019, em relação aos 62,6 milhões no mesmo mês de 2018.

Portanto as empresas devem criar e repensar a maneira de agir com a alta inadimplência praticada por seus clientes, afetada ainda mais pela chegada do novo coronavírus, perfilando dois fatores importantes: preservar as finanças do negócio e manter os contratos de seus clientes ativos; e estar aberto renegociações de dívidas, tanto por parte da instituição quanto pelo devedor, já que todos estão passando por dificuldades.

Psicológico pressionado

Além disso, um fator primordial e importante é que a cada dia que passa o profissionais desta área recebem cada vez mais pressões psicológicas para lidar com o crescente número de inadimplentes. Conforme este tipo de pressão ocorre, os resultados obtidos pela empresa e seus funcionários ficam abaixo do esperado, diminuindo a arrecadação.

As pressões psicológicas não irá só afetar como se desenvolve o trabalho durante o dia dentro da organização, mas pode e muito afetar a qualidade da saúde dos funcionários, devido ao alto nível de estresse no ambiente de trabalho, causando vários tipos de doenças afetando a produção. Além disso, o alto nível de estresse provoca alterações no cérebro, gerando ansiedade e depressão nos funcionários.

Além disso, é importante que os gestores entendam que as empresas também são compostas por pessoas, não só por bens materiais, pessoas estas que tocam o andar da produção fazendo com que os objetivos sejam alcançados. Portanto, o cuidado com saúde mental e bem-estar dos seus funcionários é de extrema importância, livrando-os do estresse incessante que pode causar diversos problemas.

Abertos ao diálogo

Além da saúde física e mental das equipes de contas a receber, outro problema é o lucro da empresa. Sem dúvidas este é um dos fatores mais importantes dentro de uma organização. Enfim, com o crescente número de clientes, como disponibilizar novos pedidos tendo que lidar também com o alto número de inadimplentes? Afinal, tudo isto interfere no andar das organizações.

Nesse momento, analisar todo o processo de funcionamento da empresa é muito importante, como por exemplo a contenção de gastos, mudanças de hábitos e todas as outras ações possam facilitar o processo. Além disso, toda crise é passageira e seria importante que a empresa mantenha um relacionamento estreito com o cliente mas também mostrando quais as condições em que eles se enquadram, e manter relacionamentos futuros.

A função da tecnologia

Concluindo, a importância da tecnologia neste processo se torna vital, já que ela dispõe de inteligência artificial, preservando e monitorando os potenciais inadimplentes, tornando esse processo mais preciso e seguro, bem como agindo na forma como se relacionam com os clientes e podendo facilitar a abordagem do trabalho.

Portanto, é possível utilizar a tecnologia e inovação para que decisões estratégicas sejam tomadas, aprimorando e estreitando o canal de relacionamento com clientes inadimplentes indicando os possíveis melhores negócios.

equilibrio-emocional-e-controle-da-ansiedade-em-tempos-de-pandemia

Equilíbrio emocional e controle da ansiedade em tempos de pandemia

principais-criterios-para-ser-contratado-no-setor-logistico

Principais critérios para ser contratado no setor logístico