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Família que vendia produtos de limpeza na rua e fundou uma holding bilionária lança o livro “Sonhe, Acredite e Faça”

Edmar-Leandro-e-Leonardo-Castelo

Empreendedores natos, Edmar Castelo e os filhos Leandro e Leonardo criaram um império. Depois de fundarem a Ecoville, em 2007, hoje a maior rede varejista de produtos de limpeza do País, no ano passado eles abriram a 300 Franchising, uma holding que tem como objetivo acelerar a expansão de empresas franqueadoras. A empresa já reúne 30 marcas de diversos segmentos que juntas somam 2 mil unidades, geram 8 mil empregos e formam um negócio de R$ 1 bilhão.

A família Castelo, claro, celebrou muitas conquistas ao longo dos anos, mas também enfrentou muitas batalhas e desafios. Justamente para contar essa trajetória e oferecer dicas aos leitores que estão em busca de orientação para abrir o próprio negócio ou respostas para solucionar problemas de gestão, que Edmar e os filhos lançam o livro “Sonhe, Acredite e Faça”, produzido pela Economídia e publicado pela Editora Gente.

Os empreendedores, que começaram vendendo produtos de limpeza porta a porta, falam sobre o desafio de começar o próprio negócio com pouco dinheiro e das decisões erradas tomadas no início da vida empresarial, dentre elas a compra de um terreno para a construção de um galpão, que mobilizou boa parte do capital inicial disponível. Também explicam como a falta do conhecimento técnico em vendas os levou a uma derrocada financeira. Sem dinheiro para quase nada, inúmeras vezes o trio precisou transportar os produtos com uma kombi sem marcha a ré e almoçar paçoca (que, além de barata, ajudava a dar energia para o dia a dia).

Com muito estudo e dedicação eles conseguiram implementar uma metodologia de vendas eficiente e que, de fato, pudesse atrair a clientela. Um dos métodos de vendas foi oferecer amostras grátis dos produtos de limpeza em copos descartáveis. “Descobrimos que a taxa de conversão nas vendas aumentava à medida que o consumidor tinha a urgência de experimentar os produtos”, relatam os autores. Se usassem embalagens elaboradas, as donas de casa muitas vezes deixavam a amostra de lado e não usavam.

Aos poucos, com muito aprendizado técnico e dedicação, a Ecoville se fortaleceu. Além disso, quanto tiveram a chance de participar do programa Scale-up, iniciativa da Endeavor que tem como propósito acelerar modelos de negócios inovadores e escaláveis, os empreendedores passaram a ser cercar de mentorias oferecidas por executivos e donos de grandes empresas. “Se não fossem as mentorias recebidas e a humildade para compreender os erros, certamente não alcançaríamos a maturidade necessária para continuar tocando com assertividade os nossos negócios”, diz um dos trechos do livro.

Hoje, a marca Ecoville conta com mais de 320 franquias em 24 estados e mais 60 unidades em processo de implantação. Em 2019, mesmo ano da fundação da holding, Leandro e Leonardo receberam o título de Empreendedores Endeavor e ganharam o prêmio Empreendedor do Ano, concedido pela EY, considerado o Oscar do empreendedorismo mundial.

Além da história empreendedora, o leitor encontrará insights sobre gestão, a partir da própria experiência vivida pelos autores que, ao longo dos anos, se tornaram referência em expansão de franquias.  “Estudar o segmento em que pretende atuar é um dos passos mais importantes para quem vai empreender. Na época, nossa pesquisa foi bastante superficial, mas hoje recomendo um estudo aprofundado, independentemente do ramo de atuação. Identifique a classe social que quer alcançar, as características do seu cliente e a localização mais estratégica para a sua empresa”, diz um dos trechos do livro.

Ao final de cada capítulo há também depoimentos de mentores que dão dicas sobre como: tirar o sonho de empreender do papel; escolher o segmento de atuação; planejar as finanças empresariais, se preparar para o crescimento da empresa e engajar as equipes. Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Rony Meisler, CEO do Grupo Reserva, Paulo Vieira, coaching e presidente da Febracis e Dorival Oliveira, vice-presidente de franquias do McDonald’s, são alguns dos especialistas.

*Mentores: Gustavo Caetano, fundador da Samba Tech; Rodrigo Lopes, estrategista de marketing digital; Samy Dana, economista e professor; Thiago Concer, fundador do movimento Orgulho de Ser Vendedor; Iuri Miranda, CEO do Burger King Brasil; João Kepler, escritor e investidor-anjo; Ladmir Carvalho, presidente da Alterdata; Paulo Vieira, coaching e presidente da Febracis; Adir Ribeiro, CEO e fundador da Praxis Business; Dorival Oliveira, vice-presidente de franquias do McDonald’s; Camilla Junqueira, diretora-geral da Endeavor Brasil; Joel Jota, ex-atleta da Seleção Brasileira de Natação; Rony Meisler, CEO do Grupo Reserva; e Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza.

Sete passos para a Transformação Organizacional na empresa

A Cashme, primeira startup do grupo Cyrela, anuncia novidades em sua operação. Atuando de forma estratégica dentro do atual cenário econômico, como uma das melhores opções para que empresários de pequeno e médio porte busquem capital de giro, a fintech tem ampliado suas condições de ofertas em crédito com garantia de imóvel, tornando-se a primeira empresa do setor a oferecer a menor taxa do mercado, de 0,79%, além de uma extensão no prazo de pagamento para até 240 meses e uma carência de 12 meses para o cliente começar a pagar. Visando contribuir com a saúde financeira desses clientes, e ao mesmo tempo combater a burocratização do processo de aquisição de crédito, o ecossistema da CashMe ganha em agilidade por ser 100% digital, garantindo aos interessados uma facilidade em conquistar capital de giro para alavancar o seu negócio ou realizar uma gestão financeira mais equilibrada. “Definitivamente, o home equity tem se mostrado uma realidade segura para muitas pessoas, que necessitam de dinheiro para retomar seus negócios, quitar dívidas ou acelerar investimentos. Nosso volume de crédito tem crescido de forma exponencial a cada mês, o que já resulta em uma originação de mais de R$ 1 bi em crédito. Isso só nos dá a certeza de estarmos indo no caminho certo, que a modalidade tem espaço para crescer, e ajudar ainda mais a economia injetando capital para micro, pequenas e médias empresas”, destaca Paulo Gonçalves, co founder da CashMe. Tendo como DNA o crédito com garantia de ativo real, a CashMe tem operado nos segmentos de home equity tradicional, crédito à aquisição de imóveis, crédito às incorporadoras com garantia de estoque e capital de giro para empresas de todos os segmentos, além de oferecer produtos customizados, como o CashMe Condo que permite o acesso a crédito para condomínios que buscam realizar reformas ou melhorias no local. “O Crédito com Garantia em Imóvel é um segmento que permite a gente olhar de forma criteriosa e com o cliente no centro do negócio, ofertando modelos que atendam às suas necessidades no curto e médio prazo, dando ainda mais agilidade e crédito justo, nesse momento delicado”, completa Paulo Gonçalves. Sobre a Cashme A cashMe é uma fintech do grupo Cyrela que oferece crédito com garantia de ativo real. A startup opera nos segmentos de home equity tradicional, crédito à aquisição de imóveis, crédito às incorporadoras com garantia de estoque e capital de giro para empresas de todos os segmentos. Com dois anos de operação, a CashMe conta com as melhores condições de crédito e pagamento do mercado, tornando-se uma das empresas referências do setor.

Cashme anuncia menor taxa do mercado em crédito com garantia de imóvel