in

Para crescer em crédito para empresas, Banco BS2 reforça estrutura em parceria com a Belvo

Com o objetivo de reforçar seu motor de análise de risco de crédito para empresas brasileiras, o BS2 fechou parceria com a Belvo, plataforma de APIs de Open Finance fundada em 2019 e com operação no Brasil e América Latina. A implementação será focada na solução de processamento e enriquecimento de dados fornecida pela Belvo, que já está sendo usada pelo banco.

Por meio de inteligência artificial, as informações de histórico fornecidas com o consentimento do cliente ao BS2, especialmente contidas nos extratos bancários, são categorizadas e consolidadas pelas APIs da Belvo, e os dados uniformizados com um propósito específico. Nesse caso, o banco utilizará as informações com o objetivo de gerar insights de potenciais ofertas de produtos e serviços personalizados aos clientes, um dos pilares da instituição. Em um primeiro momento, o foco será na análise dos dados para melhorar a oferta de soluções de crédito para empresas, impulsionando a estratégia do banco de se tornar o principal banco digital PJ do país.

“Desde o ano passado, estamos intensificando nosso ritmo com clientes PJ e, entre os pilares fundamentais dessa estratégia, seremos o principal banco digital de crédito para empresas do país. Percebemos a necessidade de trazer agilidade e descomplicar a oferta desse serviço”, explica Fernando Radunz, CIO do Banco BS2. “A parceria agrega inteligência e uniformidade aos dados coletados, nos permitindo ter mais informações na análise de risco. Para o banco, significa mais segurança na tomada de decisão e, para os clientes, mais oportunidade de acesso às linhas de crédito com base em seu histórico”. Segundo o executivo, a ideia é que no futuro as ferramentas oferecidas pela Belvo sejam utilizadas também por outras áreas de negócios.

A parceria está em fase piloto com aproximadamente 200 clientes do banco, e a previsão é que 100% da base de clientes do BS2 esteja integrada ao sistema nos próximos meses. O objetivo é que a ferramenta auxilie na revisão das solicitações de crédito não aprovadas, em novos pedidos e na ampliação da oferta de crédito para os clientes atuais.

“Estamos muito felizes em poder ajudar o BS2 a melhorar ainda mais sua oferta de serviços e produtos por meio do Open Finance. Sabemos o quanto o acesso aos dados financeiros é crucial para impulsionar a análise de crédito e, consequentemente, aumentar a adoção de novos serviços financeiros por parte dos clientes. Nossa missão é construir um sistema financeiro mais aberto, inclusivo e seguro. E esta parceria só reforça que estamos no caminho certo”, afirma Albert Morales, General Manager da Belvo no Brasil.

A Belvo oferece hoje a mais robusta estrutura de Open Finance do mercado, graças a uma alta expertise em dados e tecnologia. Atualmente, é a única plataforma do país com as qualificações necessárias para atender bancos e instituições financeiras, seja pelo alto nível de segurança e certificação ISO 27000, quanto por ter sido a pioneira em oferecer uma solução em conformidade com os requisitos dos órgãos reguladores do Open Banking, ajudando a acelerar a integração de diversas entidades financeiras.

Além do Brasil, a empresa tem operações também no México e na Colômbia e já soma mais de 125 clientes integrados em sua plataforma, entre eles bancos digitais, grandes empresas de contabilidade e gerenciamento financeiro para empresas, provedores financeiros e plataformas de finanças pessoais.

What do you think?

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos. Agora, ele resolveu entrar pelo mundo das finanças, especialmente as pessoais!

Brasil desigual: como ampliar o acesso à educação financeira às mulheres?

5-dicas-para-quem-deseja-comecar-uma-startup

5 dicas para quem deseja começar uma startup